quarta-feira, 23 de setembro de 2015

17 Truques para ter mais energia.

Bom dia gente perfeita 
Tenho reparado que ultimamente chego a meio do dia sem energia nem forças nenhumas. 
Sei que tenho muitos maus hábitos e talvez um estilo de vida não muito adequado. E infelizmente, não consigo arranjar motivação nenhuma para mudar isso..
Por essa razão, decidi reunir aqui alguns truques e dicas para adquirir mais energia para um bom decorrer do dia e para não nos dar um fanico ou um desmaio a meio deste... Ou então para ,como quase que me acontece todos os dias, não adormecer no meio de uma aula secante em que a professora fala para as paredes e ainda por cima quase que murmurando. (devem achar que estamos estão numa espécie de concurso do género "Quem ouve melhor?" E no final, ninguém sequer tentou ouvir, porque nem vale a pena.) Enfim...
Eu sei que isso é uma coisa muito má e que não me devia acontecer. 
Mas é por isso mesmo que me lembrei de pesquisar por maneiras de ganhar mais energia para um dia longo e é por esse tipo de razões que decidi partilhá-las com vocês (não vão as minhas girassóis ter uma aula terrivelmente chata e adormecer a meio dela).
Então, tomem nota:



  • Mudar de peúgas para refrescar - Sim, eu também fiquei meia tola com isso. Mas a verdade é que ao mudar as peúgas a meio do dia faz com que fiquemos e nos sentimos muito mais frescos, principalmente para aqueles que costumam andar muito no seu dia a dia.
  • Livrai-nos do barulho, amén. - Ou seja, às vezes um bocadinho de silêncio faz com que encontremos uma paz interior e a nossa cabeça se sinta, depois, muito melhor e com mais energia para continuar um dia.
  • Livrai-nos das alergias, amén. - Isso das alergias faz com que nos sentimos muito cansados. E eu ando a reparar que as minhas alergias andam no seu ponto mais alto da estação. Para acabar com isso, devemos afastar-nos daquilo que nos causa a alergia e/ou então tomar a medicação adequada. 
  •  Berriessss. -  Amoras, framboesas, mirtilos, etc. E porquê? Porque todas elas são ricas em antioxidantes que nos dão muita energia. 
  • Chocolate - Ter o prazer de comer um quadradinho ou dois de chocolate preto também nos dá a garantia de nos sentirmos mais energéticos. Tem cafeína, é doce, é uma fonte de energia, e vá lá, quem é que não ama chocolate? Não custa mesmo, mesmo nada ahah!
  • Lanche - Devemos comer sempre uma coisinha qualquer entre as refeições principais. Um lanche pequeno e saudável de baixo teor de açúcar e sendo uma fonte de proteínas e/ou fibras ajuda-nos a manter a energia durante algumas horas e para continuar um dia cheias de força! Sugestões? Nozes, iogurtes magros, maçã e manteiga de amendoim, batidos, barras de granola, etc...
  • Horários de Sono - Uma coisa que eu não faço. mas que devia fazer, é manter um horário de sono. Eu normalmente vou deitar-me à hora que quero, e que costuma ser bem tarde, para acordar todos os dias às 6 e 30 da manhã.  O que eu deveria fazer era ter pelo menos 8 horas de sono e deitar-me sempre à mesma hora, todas as noites. Assim conseguiria obter mais energia para um dia preenchido. 
  • Water, water, water. - Beber muita água durante o dia ajuda a aumentar o nível de energia. A desidratação causa a fatiga, por isso devem ter atenção! O melhor é mesmo beber 1.5 ou 2 litros de água por dia.
  • Parar de fumar. - Ups, aí está outra coisa que pertence à minha lista de maus hábitos. Eu não sabia, por acaso, mas a nicotina afeta o sono e pode desse modo provocar uma má noite. É por isso que acordamos frustradas, cansadas e irritadas no dia seguinte. (E daí sentirmos necessidade de fumar mais... enfim.... )
  • Organizar o nosso mundinho. - E lá está mais uma coisa que eu não tenho em prática... O meu pequeno mundo é talvez dos mundos mais desorganizados à face da realidade. Eu como não ando lá muito mentalmente estável, tenho me descuidado muito nesse aspeto da organização. Contudo, esse descuido guia-me para uma acumulação de stress desmedida, o que por consequência significa que perdemos muita energia. Assim pode-se dizer que: Zen desk = less stress = more energy.
  • Sex. - Não, isto não é desculpa nenhuma, é simplesmente uma verdade. Ter sexo faz correr as endorfinas.  Mantendo essas endorfinas a fluir regularmente é praticamente o mesmo que dizer que teremos mais energia natural. 
  • O filtro das amizades! - Eu seriamente começo a achar que deveria haver à venda uma espécie de filtro que eliminasse todas aquelas companhias que nos fazem sentir mal, pessimistas, negativas, tristes, aborrecidas e cansadas. Gente que só reclama, que só fala mal, que só sabe irritar os outros deviam ser afastados porque, mesmo sem querer, acabam por nos dissipar toda a energia.
  • Orange everywhere! -  O laranja é uma cor que levanta o astral, ou seja, afasta as energias negativas e estimula a mente e a alegria. Nas unhas, na roupa, nas pulseiras, na capa do telemóvel ou mesmo nos cadernos da escola, a cor laranja deveria ser essencial.
  • Aromas da boa disposição! - Os cheiros agem diretamente no cérebro, reequilibrando as hormonas do nosso bem-estar. Deveríamos ter sempre connosco uns óleos, cremes ou perfumes, pois animam-nos e fazem com que nos sentimos com mais energia. Os cheiros de lavanda, alecrim e cítricos (limão, laranja e lima) são os que nos deixam mais alerta.  
  • MÚSICAAA! - Eu sei que todos nós aqui concordamos que a música alimenta-nos a alma, é mesmo uma necessidade básica da vida. O que seria eu sem ela? Uma boa música pode dar-nos um choque de energia! Tem sempre uns fones contigo, a fim de que sempre que precisares de carregar as tuas baterias, carregas-te com um pouco de música. 
  • Exercício. - Nem que seja ele ficar na ponta dos pés, subindo e descendo nessa posição, como uma bailarina. Qualquer exercício que estimule o sistema circulatório garante-nos mais energia. Fazer exercícios de manhã é um bom truque para começar um dia sentindo-nos energéticos.
  • Café só com cuidado! - A cafeína pode fazer-nos sentir mais energéticos, realmente. Mas quando se torna um hábito, ou até um vício, a tentação para beber café para ter mais energia será cada vez maior e mais forte, o que significa que, eventualmente, acabamos por tomar cinco cafés por dia para nos mantermos acordados, e às vezes nem isso dá. Há que tomar café com uma certa precaução e de preferência pela manhã, ou o mais cedo possível, para não causar depois nenhuma insónia. 
E pronto, agora não me venham com a história de "Ups, estava cansada e adormeci a meio da aula de Matemática" pois acabei de partilhar com vocês algumas dicas de pequenos detalhes que deveriam mudar na vossa vida para terem direito a um dia com muita mais energia do que o habitual. Deste modo, cabe a cada uma de nós decidir o que fazer, se queremos ou não mudar para melhor, e se vale a pena ou não. Eu prometo tentar; já é um bom caminho, acho eu. Será que vou conseguir? Esperemos que sim. 
Agora acabaram-se as desculpas, minhas lindas! Tudo a prestar atenção às aulas de Matemática agora, vá! Hahah..
Beijinhos  

Biaa

11 comentários:

  1. R: é uma boa sensação no fim de três anos a estudar para isso :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :)
    Devias pelo menos tentar ahah! ^-^

    Excelentes dicas btw ;3

    ResponderEliminar
  3. Olá amei seu blog!!!!!!!!!! Seguindo!!!!!!!!!!
    http://gigicandy29.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Belas dicas, não conhecia algumas! Espero que te ajudem, aiai a matemática... ahah

    ResponderEliminar
  5. r: Oh muito obrigada querida *-*
    Tenta divertir-te mais, nada como arejar as ideias. Espero que as coisas melhorem!!!! E eu estarei aqui para ti também, beijinhosss

    ResponderEliminar
  6. r: De nada querida!
    Tenta mudar esse hábito :)

    ResponderEliminar